Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos Agridoces

"Enfim, bonito e estranho, desconfio que bonito porque estranho"

Desabafos Agridoces

"Enfim, bonito e estranho, desconfio que bonito porque estranho"

Sobre Feminismo e Ensino

Há uns tempos estava a ler um texto num blog - era um belo texto sobre os diversos papéis que as mulheres têm que gerir e já me preparava para favoritar quando a autora se sai com esta: não pensem que isto é um texto feminista. Eu acho que os homens também têm o seu papel. Fiquei tipo: are you kidding me?! Acho que se devia falar de feminismo nas escolas...Isso mesmo: falar-se de igualdade. É triste ver os valores humanos e cívicos tão longe dos alunos...Antes havia uma disciplina que era a formação cívica mas acabaram com ela, também pudera uma hora miserável por semana. Também creio que acabaram com a única cadeira em que alunos podiam desenvolver projectos - tive sorte de num ano ter desenvolvido um óptimo projecto para essa disciplina, mas foi a excepção. Quando bem aplicadas eram cadeiras importantes...De facto, o nosso ensino é muito retrógrado (já escrevi sobre isto em tempos, mas não me parece que as coisas tenham mudado desde então) e está baseado em pressupostos que já não são aceitáveis neste século. O aluno entra, decora umas coisas que depois espeta num teste e no ano seguinte é a mesma coisa: "Do liceu que é um lugar com bancos, onde em rapaz se decoram bocados de livros - para ter o direito de não se tornar a ler um livro inteiro depois de homem". Ah, como eu amo o Eça.

 

Se for um aluno excelente, também os há ao contrário do que se costuma dizer, ou um aluno péssimo há uma hipótese de serem notados mas a grande massa de alunos está no intermédio: não são excelentes, mas também não chumbam, não fazem asneiras tirando um tpc ou outro que fica por fazer - dificuldades que tenham, se têm problemas em casa, se têm um talento que ainda não foi explorado...Azar. Eles passarão em branco neste este sistema de ensino kafkiano. Nem há sequer qualquer incentivo a que o aluno coloque perguntas, pense paralelamente, coloque em causa o que o professor disse: mas os doutores também se enganam? Blasfémia...Acho que um dos motivos porque o ensino não avança é por ainda existirem estrados - inútil símbolo de autoridade e coerção - fora com isso! E com o mobiliário de 1930 que ainda existe em algumas escolas também. Já mostrei aqui aquela mítica escola em Macedo de Cavaleiros que tem uma porta para meninos e outra para meninas? Não sei se é usada...Não sei como é que podem ter pensado acabar com os chumbos, quer dizer, a ideia é excelente mas nunca aplicada neste sistema. Quando se falou disto andei a ler alguns textos por aí e de facto não é só a mobília que parece saída de 1930...É triste ver como algumas matérias ainda são ensinadas. Há formas de tornar as coisas divertidas e também há outras formas de aprender sem ter que estar duas horas sentado numa cadeira a ouvir debitar. 

 

Ou a decorar coisas. Li já não sei onde alguém a dizer que se está perder o hábito de decorar - e eu tipo: mas é preciso mais ainda?! Mas tal como acontece com os chumbos é utópico pensar em métodos alternativos...Ensinar igualdade, civismo, como viver numa sociedade multicultural, discutir coisas do mundo real - não devia ser tão importante como aprender o teorema de Pitágoras e os componentes das plantas?  Pessoalmente, acho inquietante que não haja nada direccionado para ajudar e esclarecer as meninas...E são tantas as mentiras que elas têm que engolir - as mulheres não servem para líderes, foste violada porque estavas bêbeda, tens de ser magra para ser feliz...hei-de coligir estas mentiras todas num post, vai ficar giro (e enorme). Além disso a igualdade beneficia todos, sim todos - homens e mulheres. E se houvesse um espaço para falar destes assuntos? Os gabinetes de psicologia mitológicos que parecem existir em algumas escolas não contam...É acreditável que haja pessoas a desmaiar quando se fala em educação sexual, imaginem a menina chegar a casa a dizer que é feminista. Se um dia esta geração cometer crimes contra a humanidade, sabe-se lá o dia de amanhã, não vai servir de argumento dizer que eles sabem de cor os nomes de todos os rios e sólidos geométricos...

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sara 23.04.2015

    Ahahah...Excelente peça de teatro. Religião e moral ainda existe como disciplina opcional e tratam desses temas - tinha colegas que tinham e uma vez foi a loucura porque iam passar um filme interessante digamos assim e toda a gente queria ir ver. Formação Cívica era uma disciplina obrigatória para falar de assuntos vários - problemas da adolescência, confusões que havia na turma...Mas nunca dava em nada: era só uma hora por semana. O ideal era haver um espaço livre que desse para toda a gente - ia quem queria e não haveria avaliação. Mas este ministério ainda está no outro século...Em relação aos professores é verdade, especialmente em algumas faculdades...Eu por acaso tive sorte com os meus.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Quem Escreve Aqui

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Avisos

    As opiniões sobre livros e afins podem conter spoilers. Comentários insultuosos serão apagados. Este blog não adopta o novo acordo ortográfico.

    Calendário

    Abril 2015

    D S T Q Q S S
    1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930

    Sumo que já se bebeu

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2019
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2018
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2017
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2016
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2015
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2014
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2013
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2012
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2011
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2010
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D

    A Ler...

    Algo especial a dizer?