Mulheres na página do Google - II
(Continuação deste post com alguns dos doodles deste ano referentes a personalidades femininas)
Caroline Herschel nasceu em 1750 em Hannover. Começou por estudar música, mas trocou as notas por outra carreira menos convencional. Aos 22 anos mudou-se para junto do irmão William Herschel (conhecido por ter descoberto Úrano) e tornou-se sua assistente. Participava activamente nas suas pesquisas e nas horas vagas estudava e observava o céu. Descobriu três nebulosas, vários cometas e uma galáxia elíptica. Em 1787 foi a primeira mulher a ser nomeada astrónomo da corte e em 1846 recebeu uma medalha de ouro pelos seus "valiosos serviços, descobertas, observações e cálculos".
Most reforms, most problems are complicated. But to me there is nothing complicated about ordinary equality. Alice Paul nasceu em 1885 em New Jersey numa família Quaker. Em 1907 enquanto estudava em Inglaterra tornou-se uma sufragista activa e foi presa três vezes. Em 1913, já na América, organizou uma marcha com 8000 mulheres de todas as classes e que foi vista por 500.000 espectadores. Para Alice actos que chamassem a atenção da opinião pública eram a única via. Ela deixou o American Woman Suffrage Association que era um movimento moderado e fundou outro mais radical, o National Woman's party. Logo estaria nas notícias pelas manifestações feitas mesmo em frente à Casa Branca. Elas foram agredidas e presas: em celas infestadas de ratos onde eram alimentadas à força. Alice foi presa duas vezes nesse ano (1917) e com o objectivo de a descredibilizarem chegaram a mandá-la para um hospital psiquiátrico. O Direito de voto na América foi conquistado a 26 de Agosto de 1920.
Sou obcecada por Ballet, filme e teatro, e tenho uma tara por Mozart. Assim se definia Lotte Reiniger nascida em 1899 em Berlim. Em criança ela gostava de recortar figuras em papel e animá-las em teatros feitos com caixas de papel. Mais tarde, ficou fascinada com o aparecimento do cinema e decidiu estudar técnicas expressionistas de iluminação. Em 1919 apresentou o seu primeiro filme feito com a técnica de animação de silhuetas e em 1921 ela e o marido abriram um estúdio especializado nesse minucioso processo: as partes que compunham as figuras eram recortadas em cartão, depois a figura era montada e levada para uma mesa com uma abertura sobre a qual era colocada uma placa de vidro e por cima desta uma folha de papel transparente. A placa era iluminada por baixo. Lotte tinha de mover as figuras e cada movimento era fotografado. "As aventuras do príncipe Achmed" de 1926 foi uma das primeiras longas metragens de animação da História: 11 anos antes da Branca de Neve. Até hoje os seus filmes continuam a surpreender pela sua incrível fluidez e graciosidade.
Em 1965 Phoebe Snetsinger era uma dona de casa de 34 anos a viver no Minnesota. Um tédio a que escapava de maneira incomum: observando aves. Tinha ficado fascinada com a variedade que havia na zona e queria ver o máximo que pudesse. Em 1981 recebeu uma notícia trágica: tinha um melanoma. Não viveria mais de um ano. Passou então a dedicar-se totalmente às aves: um hobby que se tornou um modo de sobreviver. Nos 18 anos seguintes viajou pelo mundo, estudando as espécies no seu habitat e tirando notas detalhadas sobre cada uma. O seu contributo para a ornitologia foi valiosíssimo, pois algumas destas eram muito raras. Andava por florestas, pântanos e desertos: foi violada por um grupo de homens na Papua-Nova Guiné, teve malária, foi feita refém na Etiópia. Nunca desistiu. Até à sua morte em 1999 Phoebe observou 8,398 espécies de um total estimado de 10.000 conhecidas, mais do que qualquer outra pessoa até aí.
Elizabeth Garrett Anderson, nascida em 1836, foi a primeira médica inglesa. Demonstrou desde cedo um gosto por coisas que não interessava ensinar a uma menina: gostava de aprender sobre política e de explorar a natureza. Em 1860 decidiu-se pela medicina, mesmo sendo proibido. Estudou seis meses num hospital até ser expulsa por ser demasiado inteligente para o gosto dos colegas. Elizabeth apelou para escolas por todo o país, mas sem sucesso. Acabou por ser aceite numa sociedade médica de Londres: saiu com a nota mais alta desse ano. Em 1865 começou a exercer e no ano seguinte abriu um dispensário só para mulheres que depois se tornou num hospital especializado em ginecologia. Em 1874 foi uma das fundadoras do primeiro hospital destinado a ensinar mulheres. Em 1878 foi a primeira mulher na Europa a fazer uma remoção bem sucedida dos ovários e em 1902 a primeira a exercer o cargo de Mayor em todo o Reino Unido. Era ainda uma sufragista activa.