Cem anos de distância
Uma Lei que só existe para proteger um grupo privilegiado enquanto é conivente com a morte, sequestro e violação de outros seres humanos, quando não é directamente responsável, e que tenta suprimir os protestos por justiça é uma lei que merece respeito?
Sylvia Pankhurst sendo presa durante um protesto sufragista em Trafalgar Square, 1912
Sufragista Ada Wright colapsa no chão em frente à Câmara dos Comuns durante os protestos de 18 de Novembro de 1910. Conhecida como Sexta-Feira Negra pela extrema brutalidade da polícia que durante seis horas espancou as sufragistas (incluindo violência sexual) matando duas e deixando muitas gravemente feridas. Mais de uma centena de mulheres foram presas. Churchill recusou-se a permitir uma investigação governamental a estes crimes.
(Tirado daqui)
Alegando possíveis contágios por covid, a polícia interrompe à bruta e carrega sobre as mulheres que pacificamente faziam uma vigília por Sarah Everard que morreu às mãos de um homem - um polícia. Sarah foi sequestrada na noite de 3 de Março quando regressava a casa depois de visitar amigos. Os seus restos mortais foram encontrados uma semana depois num bosque. Dias antes do seu assassinato este polícia tinha sido reportado por exposição indecente...
Numa altura em que um estudo mostra que 97% das mulheres entre os 18 e os 24 anos no Reino Unido já sofreram assédio sexual e em que os casos de violação estão a aumentar, mas o número de processos por violação regista uma diminuição recorde. Uma lei para dar ainda mais poder à polícia para suprimir protestos encontra-se pendente.
"At the heart of this is Sarah, and Sarah just wanted to walk home, and she wasn't able to do that by a patriarchal society, by male violence (...)"
"It's something that all women and gender-neutral folk experience, and there's no way around it (...) If you take the precautions, like I do, and you take a taxi — I've taken a taxi before and the taxi driver tried to rape me. Whatever I do, I'm not safe, and it's not exclusive to Britain, it's the world all over"
(Tirado daqui)
"O Abuso de Poder não é uma surpresa"
foto de Chris Bethell
(Entretanto Minneapolis irá pagar 27 milhões de dólares à família de George Floyd - parecendo que não sempre dá menos trabalho do que manter as pessoas vivas tratando-as com dignidade. E nós colectivamente já avançámos da chatice de torturarem pessoas nos nossos aeroportos, até porque já pagamos a indemnização ou lá o que foi. Que nada manche os brandos costumes.)