Cães Perigosos?
Os ataques de cães a pessoas volta e meia são notícia, especialmente se forem cães considerados potencialmente perigosos, e fazem correr muita tinta. O caso mais recente foi o da menina morta por um dogue argentino no Porto. Claro que as reacções não se fizeram esperar e como sempre as pessoas caem em extremos e há até quem ache que devíamos começar uma espécie de caça às bruxas.
Enfim, eu que os cães são o reflexo do dono. Se uma pessoa não tiver pulso e não souber educar o cão é óbvio que as coisas não vão correr bem. Todos os dias vejo pessoas a passear cães histéricos, que vão sempre à frente a puxar trela, rosnam a quem passa ao lado...Há quem ache que os cães são bibelots que não precisam de ser educados...Depois não é de admirar que não tenham mão neles. Também observo o oposto, embora seja menos frequente: cães obedientes e bem sociabilizados. Por mais que tentemos humanizar um cão é sempre um cão...se o dono não se souber impor o cão ocupa o lugar de líder e pode tornar-se dominante e possessivo. Antes de adquirir qualquer cão, as pessoas deviam pensar se vão ter tempo e disposição para o treinar devidamente.
Para mim, o problema está quase sempre não no animal que vai à trela, mas naquele que segura a trela. Na notícia em causa não consegui perceber se os cães estavam no terraço por causa das crianças, ou se era hábito estarem lá fechados. Gostava de saber que espécie de estímulo físico e mental era dado a estes dois cães...Não sou especialista obviamente, mas acho ter dois cães de porte grande muito exigentes a nível de exercício fechados é meio caminho andado para a desgraça. Não sabemos se foi este o caso, mas infelizmente é muito comum isto acontecer. A propósito do ataque de um rottweiler lembro-me de dizerem "ah e tal soltou-se da corrente...". Um rottweiler preso a uma corrente?? Acho uma falta de consciência tremenda as pessoas adquirirem um cão de raça sem se informarem sobre as necessidades dessa mesma raça.
Mas então e os genes pensarão algumas pessoas? não são estes cães tendencialmente mais agressivos do que os outros? Eu não concordo com nenhum dos extremos, ou seja, nem com aquele extremo do "estes cães são umas feras, deviam ser todos proibidos", nem com aquele do "estes cães são anjinhos que mordem ninguém". De facto, estamos a falar de raças desenvolvidas para lutas e que são dominantes e territoriais. Eu nunca teria um cão destes porque sei que não tenho pulso suficiente. Mas há quem não tenha essa consciência e apenas queira um cão destes por causa do status e da aparência.
Há cães que não são para todas as pessoas e estes não são certamente para pessoas inexperientes, com falta de pulso ou sem tempo para investir num bom treino. Claro que podem matar...Quando nas mãos das pessoas erradas. As facas não são um perigo nas mãos de pessoas sensatas que as usem para cortar a cebola para o estrugido, mas nas mãos de um maníaco...Pode parecer um exemplo ridículo, mas eu vejo assim. Já nem falo da lei: porque é que os cães são abatidos e o dono só tem de pagar uma multa, ficando livre para arranjar outro cão?
No caso desta notícia em concreto, houve muita coisa que ficou por explicar: porque é que as crianças estavam sem vigilância? Todos sabemos como são as crianças: puxam, dão gritinhos...E também sabemos como são os cães: animais irracionais que reagem por instinto. Os cães conheciam a criança? Estamos a falar de cães territoriais e como tal podem ter visto a criança como uma ameaça. Algo se passou naquela sala que resultou na morte de uma criança e no trauma de outra...Lamentável.