Aniversário da "Rainha do Crime"
Faz hoje 120 anos que nasceu Agatha Christie. Como é uma autora que aprecio não passo deixar de assinalar a data aqui nos desabafos. Na verdade, nunca me tinha interessado por policiais, até que uma amiga me emprestou dois livros (com dois contos cada) de Agatha: O Mistério do Comboio Azul, O Homem que era o nº 16, O Mistério dos Sete Relógios e O Misterioso Mr. Quin.
Agatha May Clarissa Mallowan nasceu a 15 de Setembro de 1890 em Torquay (Inglaterra). Passou a infância e a adolescência num ambiente quase recluso, pois foi a sua mãe que se encarregou de lhe dar formação cultural, proibindo-a de frequentar escolas públicas. Foi também por influência da mãe que Agatha começou a escrever para passar o tempo, enquanto entediada, se recuperava de uma forte constipação que a deixara de cama.
Casou-se em 1914 com Archibald Christie, um aviador da Força Aérea britânica. Com ele teve a sua única filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra, Agatha trabalhou como farmacêutica, o que lhe proporcionou, segundo consta, grandes conhecimentos sobre poções e venenos, que seriam mais tarde usados nas suas obras.
Tinha trinta anos quando conseguiu publicar o seu livro de estreia, O misterioso caso de Styles (1921) protagonizado pelo detective belga Hercule Poirot, que seria ainda protagonista de mais 33 romances. Dois anos mais tarde, Agatha divorciou-se. Em 1930, publicou o primeiro romance com a sagaz personagem Miss Marple, O Assassinato na Casa do Pastor.
Ainda em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan que era 14 anos mais jovem que ela. As suas viagens contribuíram com material para vários de seus romances situados no Médio Oriente. O casamento duraria até a morte da escritora.
Agatha é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer língua, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. É autora de oitenta romances policiais e colecções de pequenas histórias, dezanove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Morreu em 12 de Janeiro de 1976, aos 85 anos de idade na sua residência, em Wallingford, Oxfordshire. A sua filha Rosalind morreu a 28 de Outubro de 2004, também com 85 anos. Os direitos sobre a sua obra pertencem agora ao seu neto, Mathew Prichard.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie,
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u232.jhtm