10 razões para ler clássicos
Há muita gente que não gosta por aí além dos clássicos: acham-nos aborrecidos, difíceis...Não tenho vasta experiência no assunto claro, mas gostei da maior parte dos que li até agora. Decidi fazer um top com razões porque acho que vale a pena incluir estes livros nos nossos hábitos de leitura:
1- Melhoram o vocabulário. Quem consegue resistir a isto?
Ora eu, que nesta fidalga e francesa Lisboa tenho sido espectáculo de riso, pedindo nos hotéis, e recomendando aos meus amigos, o caldo verde, insisto contumazmente em me expor à mofa da gente culta, dando à estampa, neste lugar e para meu duradouro opróbrio, o panegírico do caldo verde (...)
2- São bons para aprender sobre a cultura de outras épocas: fornecem detalhes que não vêm nos manuais e abordam perspectivas diferentes de pessoas que realmente viveram na altura. Acho que se aprende mais sobre a servidão na Rússia lendo o Almas Mortas do Gogol do que estudando nas aulas.
3- Mas há coisas que são universais: o medo do desconhecido, o amor, a ambição...Continuamos a ser cavaleiros um tanto ridículos a lutar contra moinhos de vento: às vezes ganhamos e o mundo avança um bocadinho. Os clássicos mostram que os humanos são parecidos naquilo que é essencial. Cada vez que pegarem no D.Quixote pensem que alguém há muito tempo já fez o mesmo e talvez também tenha ficado com o coração cheio à medida que ia avançando na história. Um dia alguém no futuro quando já não estivermos cá vai rir-se do pobre Sancho.
4- E por causa disto muitas das lições que os clássicos têm para nos ensinar continuam actuais. Mesmo uma coisa escrita em 427 a.C - cuidado para não acabarem a dormir com uma familiar vossa.
5- Vocês irão fazer um brilharete no Trivial Pursuit e nos programas de cultura geral!
6- Muitos clássicos abordam temas importantes para os dias de hoje (igualdade, racismo...) e quando os lemos não apenas entramos em contacto com o problema como somos levados a reflectir sobre ele, talvez de um modo completamente novo.
“But no value has been put on human life; it is given to us free and taken without being paid for. What is it worth? If you look around, at times the value may seem to be little or nothing at all. Often after you have sweated and tried and things are not better for you, there comes a feeling deep down in the soul that you are not worth much.”
7- E muitos foram transformados em filmes que se tornaram eles próprios inesquecíveis: the shining, It, O coração das Trevas, Gone with the Wind, O Padrinho, Blade Runner, To Kill A Mockingbird...Além de uma boa leitura podem usufruir de uma boa sessão de cinema.
8- Ajudam-nos a ser leitores mais selectivos: a distinguir o que é uma boa prosa de uma que não é, se uma personagem está bem construida e se aquele mecanismo de escrita foi ou não bem aplicado. Quanto mais lerem melhor. E evita que tenham vontade de comprar tudo o que está nos escaparates.
9- Encontram-se a bom preço em segunda mão ou podem ser facilmente requisitados nas bibliotecas o que é óptimo se o vosso orçamento for apertado. Alguns títulos são mais difíceis de encontrar, mas mesmo assim há muita variedade.
10- Como disse Italo Calvino: um clássico é um livro que nunca acaba aquilo que tem a dizer. Podem lê-los duas, três vezes e encontrar sempre coisas novas que nem tinham notado antes.