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Desabafos Agridoces

"Not all girls are made of sugar and spice...Some are made of sarcasm and nothing is fine"

Desabafos Agridoces

"Not all girls are made of sugar and spice...Some are made of sarcasm and nothing is fine"

Sobre aprender

 

Há dias estava a vasculhar umas coisas num móvel e encontrei os dossiês de um projecto que fiz no secundário. Acho que já falei dele aqui, foi o projecto que deu origem ao outro blog que tenho aqui no Sapo. Ora, estava eu a folhear aquilo (oh a nostalgia...pior que teia de aranha. Agarra e já não descola) e comecei a pensar se entre as muitas cadeiras que os miúdos têm agora, há alguma que ensine precisamente isto, a criar um projecto sobre qualquer tema de raiz, a planear, dividir tarefas, enfim coisas práticas deste género. Que não seja só teoria e mais teoria. Acho que não há ainda por cima as cadeiras de Área Projecto (que foi a cadeira para a qual fiz o projecto), Formação Cívica (coisinha mais inútil não é?) vão ou já foram para o galheiro. Antes já tinha feito trabalhos e assim mas este foi o único que me ocupou o ano todo e que teve verdadeiramente pés e cabeça...

 

Quando fui altura de o começar fiquei em pânico. E agora como vamos desenvolver isto? Tínhamos prazos a cumprir, materiais que tínhamos de arranjar e depois datar e arquivar para construir um portfolio...Parece muito básico visto assim, mas na altura parecia que estávamos, eu e o meu grupo que eram tipo mais duas pessoas, a atravessar o Cabo das Tormentas. As aulas eram livres e podíamos fazer qualquer coisa que quiséssemos relacionada com o projecto, vai daí arranjei um caderninho e antes de cada aula fazia um plano de trabalho. Depois á chegada dividíamos as tarefas ou fazíamos alterações consoante a disposição do momento. Ás tantas tive que começar a fazer também um plano alternativo levando em contas as hipotéticas dificuldades que podiam ocorrer tipo não haver computadores disponíveis ou assim. Fizemos uns cartazes catitas, uns folhetos para distribuir igualmente catitas, falamos com pessoas...uma trabalheira.

 

Ás vezes eu parecia um general a dar ordens, tenho de admitir. Se fosse agora havia uma quantidade de coisas que fazia de outro modo. Anyway...Sem ter escrito uma única linha de matéria acho que aprendi bastante. Infelizmente, os miúdos são formatos pelo modelo tradicional: professor num estrado a debitar factos. Depois quando se tentam fazer aulas mais flexíveis é o caos, ninguém sabe para onde se virar...Pelos menos as minhas aulas deste género acabavam assim muitas vezes. Mais tarde na faculdade também me deparei com este problema: éramos tão dependentes que passávamos a vida a mandar emails aos professores a pedir esclarecimentos e a confirmar datas. Sobre coisas bem óbvias, e se fizer assim e se colocar este título e se não me responderem daquela entidade (como é difícil contactar entidades governamentais neste país...A sério) o que faço...Se as regras dos trabalhos não estivessem completamente explícitas gerava-se logo a dúvida que depois levava á confusão e ao bloqueio. A primeira vez que somos atirados aos lobos não é fácil...

 

Acho que existem muitas formas diferentes de aprender. Nem sempre estar dentro de uma sala de aula a ouvir alguém falar é a melhor solução. Mas qualquer projecto paralelo ou qualquer coisa que se queira fazer para complementar o que vem nos manuais exige esforço, tempo e é muitas vezes impossibilitado por turmas de trinta alunos e quilos de matéria...No secundário, por causa dos exames nem tempo havia para vermos um mísero filme. E será que que os miúdos ainda fazem uns passeios? Sempre se aprende algo, além de serem óptimos para reforçar as relações humanas. já nem deve haver orçamento para isso...Não creio que exista conhecimento inútil, mas a forma como é dado acaba por tornar muitas coisas inúteis e quase odiosas. Enfim...Ensino mais retrógrado. E ainda querem por os putos a ter mais horas de aulas e a fazer exames cada vez que espirram...

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