As melhores leituras de 2016
Assim se faz a contagem quando não se tem Goodreads nem esses mimimis. Lembrei-me de colocar aqui uma foto porque não preparei texto introdutório nenhum de jeito para este post - enfim, folhear os meus apontamentos foi giro. Havia algumas coisas que já não lembrava de ter lido. Como já devo ter contado aqui algures, a minha memória temporal é atrofiada. Conheço todos os livros que tenho na estante, mas não sei quando os li. Quando se instala uma zaragata cá em casa para saber em que ano estivemos no sítio x nunca posso ajudar. Já fazer a lista com os melhores não foi muito bom, derivado de ter acabado com 24 candidatos para 10 lugares. A sério. Pensando bem o contrário era pior. A ordem da lista é meio aleatória, algum tinha de ficar em primeiro e assim por diante. Aqui está:
1. A Room of One's Own, Virginia Woolf
2. O Exílio, Pearl S. Buck
3. Maus: A Survivor's Tale, Art Spiegelman
4. On the Road, Jack Kerouac
5. O Castelo, kafka
6. Moby Dick, Herman Melville
7. Persuasão, Jane Austen
8. Os Versículos Satânicos, Salman Rushdie
9. A Invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares
10. A Oeste Nada de Novo, Erich Maria Remarque
11. O Amor de Uma Boa Mulher, Alice Munro
12. Fala, memória; Vladimir Nabokov
13. Cândido ou o Optimismo, Voltaire
14. Ragnarok: The End of the Gods, A.S. Byatt
15. Delta de Vênus, Anaïs Nin
E ainda menções honrosas a:
- Still Alice, Lisa Genova
(pela vida das borboletas)
- Coraline, Neil Gaiman
(pela coragem, mesmo quando se é pequeno para a idade)
- The Drowning Girl, Caitlín R. Kiernan
(pela transmissão de fantasmas)
E pronto foi isto, agora adeus